Campeonato Regional do Santo Onofre 2010
Regulamento
O Campeonato Regional do Santo Onofre de 2010 tem por objetivo promover o esporte amador na modalidade FUTEBOL e terá a participação de 22 equipes divididas em 2 grupos.
Das competições
Art.1.º - As equipes não poderão inscrever atletas de outra região ou que esteja participando de outro campeonato Regional.
Art.2.º - As equipes poderão inscrever atletas até na fase semi-final e o atleta deve ser inscrito 48 horas antes da partida que irá jogar.
Art.3.º - Cada equipe poderá inscrever de 15 até 25 atletas, sendo que depois de inscritos não poderá excluir (tirar) um atleta para inclusão de outro, mesmo que este atleta não tenha participado de nenhuma partida válida.
Art.4.º - A primeira fase do campeonato será de grupo, todas as equipes jogarão entre si dentro do mesmo grupo. Todas as equipes terão as mesma quantidade de jogos em casa e fora, sábados e domingos, também ficarão 1 (uma) rodada sem jogar. Os jogos serão apenas de “IDA” (turno). Classificarão para a fase seguinte as 6 (seis) equipes de melhores campanhas de cada grupo.
Art.5.º - A segunda fase do campeonato será composta por 12 (doze) equipes e obedecerá o critério MATA-MATA. Serão 2 (dois) jogos (ida e volta), sendo que o primeiro colocado de um grupo jogará com o último do outro e assim por diante. Jogarão em vantagem 3 (três) equipes de cada grupo, as que fizeram melhor campanha na fase anterior. Veja abaixo os critérios de desempate pra todas as fases do campeonato:
-
Maior número de pontos;
-
Maior número de vitórias;
-
Melhor saldo de gols;
-
Defesa menos vazada;
-
Menor número de cartões;
-
Vantagem em confronto direto.
Art.6.º – A terceira fase e a fase semi-final também obedecerá o critério MATA-MATA. Serão 2 (dois) jogos (ida e volta), sendo que o primeiro colocado jogará com o último e assim por diante.
a) Terceira fase: Classificarão para a terceira fase do campeonato as 6 (seis) equipes que obtiveram melhores campanhas na segunda fase.
b) Semi-final: Classificarão para a fase semi-final as 3 (três) equipes que obtiveram melhores campanhas na fase anterior. Haverá um processo de repescagem, na qual 1 (uma) equipe, a que fez melhor campanha entre as 3 (três) restantes, classificará para esta fase, ela será a última colocada.
Art.7.º - Todas as equipes deverão comparecer em campo com a sua bola. A equipe que não comparecer com sua bola será punida com a perca de 1 (um) ponto.
Art.8.º - Todas as equipes terão a obrigação de marcar seu campo com cal e colocar a rede, caso contrário a equipe visitante ganhará os 3 (três) pontos.
Art.9.º - Todos os jogos deverão serem realizados às 15:30h, com tolerância máxima de 15 minutos. A equipe que não comparecer até as 15:45h, perderá os pontos por W x O.
a) Pontos ganhos por W x O serão entendidos como vitória de 1 x 0 (um a zero), nenhum atleta será beneficiado com esse gol, é somente para ser usado nos critérios de desempate.
Art.10.º - O mesário deverá preencher a súmula corretamente, não esquecendo dos campos obrigatórios. Vale lembrar que os nomes dos atletas deverão estar completos, não aceitando apelidos, podendo abreviar apenas o primeiro sobre-nome (EX.: Douglas R. Soares)
Art.11.º - As equipes deverão levar um rascunho com os nomes dos atletas titulares e reservas com seus respectivos números para facilitar e tornar mais rápido o preenchimento da súmula, este rascunho deverá ser enviado à comissão organizadora junto com a súmula.
Art.12.º – Contratação de atletas e Junção de comunidades:
a) Todas as equipes poderão contratar 3 (três) atletas de outra comunidade do Santo Onofre;
b) Duas comunidades vizinhas poderão juntar-se formando apenas uma equipe, porém não poderão contratar atletas de outras comunidades como reforço;
c) Os atletas poderão escolher em qual equipe irão jogar, ou seja, mesmo aqueles atletas que jogaram em uma equipe no campeonato anterior poderão jogar em outra no campeonato atual, desde que os mesmos cumpriram com os termos deste regulamento e que a equipe não tenha excedido o limite máximo de 3 (três) atletas de outras comunidades.
Art.13.º – Adiamento de jogos:
a) A organização do campeonato não adiará jogos, ficará a critério das duas equipes o adiamento dos jogos caso se faça necessário;
b) Havendo acordo entre as duas equipes, as mesmas deverão informar a comissão organizadora e também providenciar o trio de arbitragem para a partida;
c) Se a partida for realmente adiada ela deverá acontecer antes da próxima rodada, caso contrário não haverá mais a partida e nenhuma equipe marcará ponto.
Art.14.º - O atleta que agredir verbalmente o trio de arbitragem ou o mesário, será suspenso por 3 (três) jogos (Este artigo será ignorado se o juiz ou mesário não relatar a ocorrência na súmula).
Art.15.º – Em qualquer uma das fases do campeonato, jogará em vantagem aquela equipe que obteve melhor campanha na fase anterior, ou seja, equipes com melhores campanha na segunda fase terão vantagem na fase seguinte e assim por diante. Vantagem essa de jogar por empate (soma dos tentos dos dois jogos) e receber a segunda partida em casa.
Art.16.º - As equipes, mesmo sem chance de classificação, terão que comparecer aos jogos (cumprir tabela), caso contrário, a equipe e todos os seus atletas serão exclusos do próximo campeonato, porém a equipe e/ou seus atletas poderá(ão) pagar uma multa de R$ 100,00 (cem reais) para participar do próximo campeonato, esta quantia será adicionada ao prêmio.
Art.17.º - Todos os jogos terão que serem realizados, mesmo sem a presença do trio escalado.
Art.18.º - Todas as equipes poderão fazer 5 (cinco) substituições.
Art.19.º - Se alguma equipe desistir do campeonato, seus atletas não poderão jogar em outra equipe.
Art.20.º - A contagem de cartões, para fins de aplicação da suspensão automática, é feita separadamente e por tipologia de cartões, não havendo possibilidade de o cartão vermelho apagar o amarelo, já recebido na mesma ou em outra partida da competição. Se o atleta, em determinado momento da competição, simultaneamente, acumular 3 (três) cartões amarelos e mais 1 (um) cartão vermelho, cumprirá, automaticamente, a suspensão por 2 (duas) partidas.
Art.21.º - A equipe que utilizar atleta irregular em qualquer partida válida por competição neste campeonato sujeitar-se-á:
a) Perda automática dos pontos ganhos na partida, em caso de vitória ou empate, com atribuição de 3 (três) pontos ganhos à equipe adversária;
b) Ratificação de 0 (zero) pontos ganho na partida, em caso de derrota, com atribuição de 3 (três) pontos ganhos à equipe adversária.
Art.22.º - Por motivos de segurança, os dois jogos da fase Final serão em campos cercados, a equipe que não possuir jogará em campo neutro (cercado).
Art.23.º - Não haverá disputa na fase final para decidir o 3.º (terceiro ) e o 4.º (quarto) lugar, a colocação será feita pela campanha da fase semi-final.
Art.24.º – O atleta que agredir fisicamente o companheiro de trabalho será suspenso por 5 (cinco) jogos.
Art.25.º – Qualquer atleta que agredir fisicamente o trio de arbitragem ou o mesário, será excluso do campeonato atual e do próximo.
Art.26.º – Não serão permitidas diferenças entre os uniformes em uma equipe, ou seja, cada equipe deverá usar 1 (um) único uniforme por partida.
Art.27.º – Sobre os contratos:
a) Todos os atletas deverão preencher os contratos com informações corretas, caso contrário, eles serão considerados irregulares e sua equipe será punida (ver Art.21.º);
b) Atletas que se inscreverem em mais de 1 (uma) equipe não poderão participar deste campeonato, estes serão considerados irregulares e as equipes que utilizá-los serão punidas.
Art.28.º – Os cartões serão zerados apenas na passagem da primeira fase para a segunda.
Art.29.º – Todos os capitães deverão usar sua faixa.
Art.30.º – Os atletas que atuam a mais de 3 anos consecutivos em uma equipe, mesmo sendo moradores de outras comunidades do santo onofre, serão considerados jogadores daquela equipe.
Art.31.º – A sonorização, independente das equipes finalistas, será patrocinada pela prefeitura municipal de paratinga.
Arbitragem
Art.1.º - Todos os trios de arbitragem serão escalados 3 (três) dias antes da partida.
Art.2.º - O trio de arbitragem terá que está presente em campo às 15:30 h, com tolerância de 15 minutos, se o trio não comparecer, a equipe dos mesmos será punida com a perda de 3 (três) pontos e seu trio perderá 5 (cinco) pontos do total geral de suas notas.
Art.3.º - Qualquer ocorrência deverá ser relatada na súmula.
Art.4.º - Nenhum juiz poderá indicar a punição para o atleta, ele deve apenas relatar a ocorrência na súmula.
Art.5.º - Todas as notas para o trio de arbitragem serão dadas pelos dirigentes de cada equipe (nota máxima de cada equipe: 05).
Art.6.º - Qualquer dirigente ou membro de uma equipe que invadir o campo, sua equipe perderá o mando de campo da próxima partida.
Art.7.º - Todos os trios de arbitragem terão por obrigação levar seus instrumentos de trabalhos (apito, bandeira e caneta) e seu mesário para o preenchimento da súmula.
Art.8.º - Somente o mesário está autorizado a preencher a súmula.
Art.9.º - Após a partida o juiz ficará com a súmula e terá o prazo de 3 (três) dias para entregá-la à comissão organizadora do campeonato.
Art.10.º - Todos os pontos serão somados perante a súmula, caso o trio da partida desvie a súmula, sua equipe será punida com a perda de 3 (três) pontos.
Art.11.º – Os trios de arbitragens deverão marcar os jogos uniformizados (com camisas iguais, com meião e chuteira) da mesma forma que os atletas, se o trio não possuir uniforme poderão utilizar as camisas de sua equipe.